Pesquisar neste blogue

domingo, 28 de novembro de 2010

DepthJS – Controle o Chrome com o Kinect


O Kinect veio trazer para o mundo da XBox uma interactividade há muito esperada. A possibilidade de interagirmos com a nossa consola de jogos recorrendo apenas a um pequeno aparelho munido de sensores e uma câmara de vídeo veio alterar a forma como jogamos e nos relacionados com os personagens destes.
Depressa apareceram formas de colocar o Kinect ligado ao nosso PC e até de controlarmos o sistema operativo. O Kinect tinha sido hackeado e as portas estavam abertas para novas possibilidades. Pois agora alguns estudantes do MIT Media Lab criaram uma forma de controlarmos o browser da Google recorrendo a uma simples extensão para este browser.
Esta nova extensão, para ser usada no Chrome permite que os seus utilizadores interajam com o browser através do Kinect, da mesma forma que o fazem num simples jogo para a XBox.
Requer naturalmente que tenham o Kinect ligado ao PC e que este tenha o driver desenvolvido para o efeito. Foi desenvolvido para permitir que o Kinect consiga falar com o JavaScript e assim controlar o browser com simples gestos, evitando termos de recorrer ao rato.
É apenas uma prova de conceito e abre as portas a muitas outras aplicações possíveis. Contrariamente ao que a Microsoft pretendia, o Kinect está a tornar-se mais famoso e utilizável nos PC’s do que na XBox.
Esta extensão encontra-se disponível em código aberto e por isso quem quiser contribuir para melhorias e alterações pode fazê-lo. São esperadas evoluções ao DepthJS, e quem sabe aparece o multi-touch e uma interacção mais suave de movimentos. É ainda esperado que sejam disponibilizadas novas versões para controlar outros browsers.
Será que a Microsoft vai dar o braço a torcer e disponibiliza um Kinect para Windows? Ou vamos ter de continuar a usar a versão da XBox e a ter de “lutar” contra a vontade da Microsoft em limitar este excelente hardware e que com imensas potencialidades num PC?

Download: DepthJS
Homepage: DepthJS
Homepage: Kinect

  Imprima este artigo   Post2PDF    

Sem comentários:

Enviar um comentário